Pravda.ru

Notícias » Ciência


Paracetamol com café aumenta o risco de problemas no fígado

28.09.2007 | Fonte de informações:

Pravda.ru

 

A toma de grandes quantidades do analgésico paracetamol juntamente com café pode aumentar o risco de problemas no fígado, informou ontem uma pesquisa da Universidade de Washington.

O estudo foi apenas realizado em bactérias e ratos até ao momento, sendo necessário aprofundar os estudos, nomeadamente em humanos, para se perceberem melhor os efeitos desta combinação.

No entanto, os investigadores alertam para o facto de até as mais pequenas overdoses do analgésico serem suficientes para causar danos permanentes no fígado, aconselhando que o número de comprimidos que se podem comprar na farmácia seja limitado.
É a primeira vez que foi estudada a combinação de paracetamol com cafeína. Muitos destes medicamentos contêm mesmo cafeína nas suas propriedades, algo que só por si já vem contribuir para o aumento das suas propriedades analgésicas.

"Não queremos dizer que as pessoas devem parar de tomar paracetamol ou produtos com cafeína, mas sim para ter mais cuidado quando se estão a tomar os dois", afirma Sid Nelson, um dos investigadores.

O estudo usou a bactéria E. coli, que foi geneticamente alterada para produzir uma substância química fundamental ao fígado, e que no nosso organismo ajuda a reduzir o efeito analgésico. Quando a bactéria foi exposta a elevadas doses de paracetamol e cafeína em simultâneo, a quantidade de toxicidade triplicou.

Apesar destes resultados, Nelson refere que as doses dos medicamentos utilizados foram muito superiores ao que a maioria das pessoas utiliza diariamente, sendo necessário prosseguir estes estudos de forma a avaliar quais as quantidades certas que são suficientes para danificar o organismo humano.

 
1744
Loading. Please wait...

Fotos popular