Pravda.ru

Notícias » Mundo


Sky News mente

18.08.2008 | Fonte de informações:

Pravda.ru

 
Sky News mente

A Sky New mente mostrando as ruínas da capital da Ossétia do Sul, Tskhinvali, como se fossem a cidade-chave de Gori, que diz ter sido bombardeada pelos russos.

O canal simplesmente usou a metragem referente a Tskhinvali, que foi literalmente arruinada em resultado dos ataques da Geórgia, para fazer reportagens a respeito da situação na cidadezinha de Gori, supostamente bombardeada pela aviação russa.

Os jornalistas do Pravda.ru concluíram que a metragem de destruição, incêndios e civis chorando usada pela Sky News em sua reportagem a respeito de Gori era idêntica à metragem posta no ar pelo canal russo de TV Zvezda (Estrela) quando informou a respeito de Tskhinvali.


Na quarta-feira, a Sky News fez uma reportagem a respeito de tanques russos supostamente avançando em direção a Gori, na Geórgia (a informação foi subsequentemente desmentida). A empresa divulgou a metragem, que mostrava que a cidadezinha havia sido destruída.

Autoridades georgianas e veículos de mídia ocidentais anteriormente haviam dito que a aviação russa havia bombardeado Gori, causando numerosas baixas. A Rússia rejeita energicamente essas afirmações.


A metragem levada ao ar pelo canal de TV britânico British TV foi precedida de uma foto de placa de estrada exibindo o nome da cidadezinha - Gori - escrito em georgiano e em inglês. A reportagem disse também que um correspondente da Sky News estava informando a partir da cidadezinha georgiana.

Entretanto, a metragem que se seguiu à foto da placa de estrada era falsa.

O canal russo de TV Zvezda, que tem cinco equipes de câmera trabalhando em Tskhinvali, exibira a mesma metragem dois dias antes, na segunda-feira. A Sky News mostrou sua reportagem sem som, enquanto que as pessoas mostradas na reportagem russa podiam ser ouvidas falando russo e osseta. As pessoas chorando mostradas na reportagem foram ouvidas maldizendo o Presidente georgiano Saakashvili pela destruição e pelos homicídios.

Pravda.ru tratou de achar as reportagens do Sky News e do Zvezda. Veja e compare você próprio.


Sky News: (Para assistir ao vídeo, por favor clique no link http://english.pravda.ru/world/ussr/15-08-2008/106112-sky_news-0 - OBSERVAÇÃO: Ao ser feita esta tradução, por volta de 7:30 da manhã de sábado, 16.08.2008, em Brasília, Brasil, o vídeo da Sky não mais estava acessível: apareceu a mensagem 'We're sorry, this video is no longer available' - 'Sentimos muito, este vídeo não mais está disponível'.

Zvezda: (Para assistir ao vídeo, por favor clique no link http://english.pravda.ru/world/ussr/15-08-2008/106112-sky_news-0


Preparado por Dmitry Sudakov

Tradução Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme

zqjxkv@gmail.comywkzxj@gmail.com


 
2936
Loading. Please wait...

Fotos popular